sábado, 1 de setembro de 2012

NUNCA IMAGINEI QUE UMA COISA TÃO PEQUENA PUDESSE CAUSAR UM ESTRAGO TÃO GRANDE...


Como eu havia dito em post anterior, pensei que seria uma tarefa fácil ajuda-lo a sair do vício das drogas.
Nunca me imaginei passando milhares de vezes pelas mesmas tristes situações, passando por tantas e tantas recaídas, ouvindo zilhões de vezes as mesmas promessas nunca cumpridas, e o pior, acreditando em tais promessas...
Não imaginei ouvir tantas vezes ele me pedindo perdão, tão pouco me imaginei o perdoando tantas vezes. Não pensava que ouviria milhares de vezes frases como: '' foi a última vez'',  '' desta vez vai ser diferente'', '' prometo que não vou mais beber'', '' me da uma última chance'' ou '' me da um voto de confiança''....
Por muitas vezes eu até sabia com que discurso ele iria chegar, de tão previsível que ele ficou.
No começo eu era muito jovem e inexperiente, minha filha tinha uns 4 aninhos naquela época.
Meu familiar adicto, sempre foi muito esforçado e dedicado ao trabalho, naquela época ele recebia e deixava todo salário em minhas mãos para que eu administrasse as despesas do lar. Com o tempo, esta atitude foi mudando, e ele foi ficando cada vez mais egoísta, pouco a pouco foi se tornando uma pessoa prepotente e arrogante. (características da doença que eu até então não conhecia)
O homem antes carinhoso e romântico, foi se transformando em uma pessoa grosseira, nervosa, de pavio curtíssimo. Tudo era motivo para brigas e discussões sem fundamento...Dinheiro na minha mão? Nem pensar... 
Sabia que tudo isso era o efeito causado pela maldita droga, que no começo ele usava bem pouco, mas já fazia um grande estrago em sua personalidade.
Lembro-me que naquela época, as recaídas eram espaçadas, mas ele já gastava grande parte de nosso dinheiro com o vício.
Chegava em casa sempre muito tarde, mas até então, nunca havia passado uma noite na rua.
Me recordo que a doença foi progredindo muito rápido, e aos poucos tomou conta da vida dele. Ele já não era o homem por quem eu havia me apaixonado...
Começou a deixar de cumprir com seus deveres muitas vezes deixando faltar até mesmo o alimento em nossa casa. 
Ele sempre nos pedia perdão por suas mancadas, fazia milhares de promessas que nunca conseguia cumprir por causa da doença.
A situação se agravava cada vez mais...
Morávamos nos fundos da casa da mãe dele, e nesta época ela ainda não sabia da doença do filho.
Vivia me culpando pelo filho chegar bêbado todos os dias. 
No início sofri calada, éramos uma família que tínhamos tudo dentro de nossas condições. Tivemos muitas perdas por causa das drogas, o prejuízo material era imenso.
As coisas de casa iam sumindo aos poucos, eu já estava chegando no meu limite. ( Ao menos era isso que eu pensava e sentia na época)
Era só o começo do nosso pesadelo. Hoje fazem 14 anos que estamos nesta eterna luta contra as drogas.
Estou contando alguns fatos, conforme vou me lembrando de momentos tristes pelos quais passamos, mas tenham certeza que nem que eu quisesse, conseguiria relatar aqui, todas as vezes que meu familiar recaiu ao longo de todos estes anos. Foram tantas vezes...
Muitas delas vão ficar marcadas para sempre em nossas vidas, por mais que tentemos esquecer.
Lembro-me que um dia eu estava brincando com minha filha, mas meu coração já estava angustiado pela demora de meu adicto, sabia que ele estava se drogando...Sempre tinha pressentimentos ruins quando ele recaia, parecia uma espécie de aviso.
Coloquei nossa filha para dormir, e lembro-me que estava muito angustiada, pois não havia nem uma semana que ele havia recaído e vendido nosso som para usar a maldita ''pedra''.
Fui assistir televisão para me distrair dos maus pensamentos, lembro-me que ele já havia vendido nosso vídeo cassete para se drogar, fora o som e algumas coisas de menor valor.
Estava assistindo a novela quando ouvi barulhos de passos no quintal. ''Era ele''...pensei.
Eu sabia que ele estava sobre o efeito de drogas, quando ele entrou em casa, parecia um zumbi, mal me olhou , entrou na minha frente e sem dizer sequer uma palavra desligou a tv e tirou o fio da tomada... Só me faltava esta.. Ele iria vender nossa televisão.


Um comentário: