quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MACONHA-QUE MAL ESSA DROGA PODE CAUSAR??


Até hoje sou obrigada a engolir o fato de muitos me perguntarem se realmente a maconha é nociva para a saúde, causa mesmo dependência e se não valeria a pena ser liberalizada.
Vamos aproveitar nosso blog para falarmos sobre os efeitos maléficos que a maconha causa num organismo.
A maconha é derivada da planta Cannabis sativa, cujo princípio ativo principal age em todo o sistema nervoso. Até 2 horas após o uso podemos observar os seguintes sinais: conjuntivas avermelhadas, apetite aumentado, boca seca e taquicardia.
As mudanças comportamentais ou psicológicas incluem: lentidão no tempo, euforia, ansiedade, sedação, letargia, prejuízos nas coordenação e retraimento social.
Em casos mais avançados surtos de pânico e ansiedade exagerada, idéias de perseguição, delírio e alucinações. Desencadeamento de surtos psicóticos.
O uso crônico pode levar a alterações de memória, perda da motivação para atividades cotidianas, indiferença afetiva e lentidão de pensamentos.
Aumento do número de acidente automobilísticos e da gravidade dos acidentes ocorre em usuários de maconha.
Depois de tudo isso, eu pergunto. Será que a maconha causa algum problema aos seus usuários????
Esses dados foram retirados do capítulo de psiquiatria do livro SAÚDE ENTENDENDO AS DOENÇAS, EDITORA NOBEL, de autoria dos Drs ALFREDO SALIM HELITO e PAULO KAUFFMAN.







Uma pesquisa feita com pessoas que fumam cigarros de maconha mostrou os efeitos da droga no organismo, mesmo depois de um período sem consumo. A perda de memória e distúrbios graves no sono são algumas das conseqüências.

Ele está com 25 anos de idade. Durante 11 anos, fumou cigarros de maconha todo dia. Agora, está em uma eterna luta para recuperar o que perdeu. “Eu não lembrava de coisas que eu tinha acabado de fazer. Eu não conseguia me lembrar da matéria que eu tinha acabado de estudar”, conta o jovem.

A pesquisadora norte-americana Karen Bolla, a primeira a demonstrar que a maconha pode causar danos permanentes no cérebro, estudou o que acontece quando o dependente fica sem a droga. Karen veio ao Brasil mostrar as conclusões de sua última pesquisa.

Depois de quase um mês de abstinência, o organismo de quem costumava fumar pelo menos 50 cigarros de maconha por semana, apresenta:

- Perda de memória;
- Dificuldade de expressão;
- Falha na coordenação motora.

A doutora Karen disse que 80% dos usuários que tentaram largar o vício tiveram problemas com o sono. E quando essas pessoas conseguiam dormir, tinham pesadelos. Acordadas, apresentavam nervosismo, ansiedade, perdiam o apetite e emagreciam.

A pesquisadora conclui: “Maconha não é inofensiva como algumas pessoas pensam. Poucas doses podem causar sérios problemas, especialmente nos jovens.”

Os médicos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, que trouxeram a pesquisadora americana para o Brasil, dizem que o resultado do estudo pode ajudar no desenvolvimento de técnicas que auxiliem os dependentes a abandonar a droga. E isso é importante, porque, segundo eles, tratar da abstinência à maconha, hoje, não é fácil.

Para o neuropsicólogo Paulo Cunha, os pacientes confundem as conseqüências do vício com sintomas de outras doenças. Com a pesquisa, ficou mais fácil tirar a dúvida e definir o tratamento.

“Essa pesquisa vai auxiliar tanto nas técnicas psicológicas de terapia como também nas técnicas farmacológicas, ou seja, em pensar em remédios que possam atuar nessas regiões cerebrais e auxiliar na recuperação disso com o tempo mais breve possível”






A Maconha não causa dependência química, apenas psíquica, causando dependência então apenas a quem quer e gosta! O perigo mora ai pois com o tempo o organismo vai criando resistência e é preciso uma quantidade maior para a pessoa se chapa. É então que a pessoa opta por Drogas mais pesadas que causam dependência Química além de outros males a saúde. A maconha é a porta de Entrada para drogas mais pesadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário