quinta-feira, 4 de setembro de 2014

OS DESAFIOS DA RECUPERAÇÃO EM FAMÍLIA


Bom dia pessoas queridas!!!
Estava lendo alguns blogs esta noite, e encontrei um Blog de um Adicto em recuperação, que achei muito bom, entre todas postagens achei esta muita interessante e esclarecedora, pois nos mostra claramente como muitas vezes nós familiares, atrapalhamos mesmo que não intencionalmente a recuperação de nossos familiares adictos. Logo abaixo repasso a postagem e o link para quem se interessar em conhecer o Blog. Vale a pena. Beijos...Paz, amor e serenidade a todos nós.

OS DESAFIOS DA RECUPERAÇÃO EM FAMÍLIA
Eu e minha esposa passamos este último final de semana na casa da minha mãe. Em um determinado momento fomos ao mercado fazer algumas compras e, em meio ao monte de produtos que fomos comprar estava a droga líquida e lícita que é aceita pela sociedade em geral. Alguns membros da minha família consomem esta droga que quase destruiu minha vida, para eles é algo normal que aparentemente não faz grandes estragos, mas para mim representa dor, desesperança, compulsão, obsessão e tudo mais que a droga representa. 

Em outras palavras, eles podem, EU NÃO!

Com muita naturalidade minha mãe me pediu para eu pegar dois fardos desta droga e colocá-los no carrinho. Fiz sem reclamar, me senti mal, incomodado e apesar dos mais de sete anos limpo, senti vontade de usar aquela droga. Não usei, continuo limpo só por hoje!

Fiquei refletindo sobre esta experiência e cheguei a conclusão que em alguns momentos a família que tanto nos ama, atrapalha nossa recuperação. Não só por colocar em nossas mãos aquilo que deve ser o primeiro item da lista de “evites” de um recuperando, como aconteceu comigo naquele mercado, mas por outros dois aspectos que vou comentar um pouco:

Primeiro Aspecto: Esquecem-se que a adicção é uma doença incurável.

Não precisa de muito tempo para que os familiares “esqueçam” que o recuperando tem uma doença relacionada ao uso de drogas. Basta alguns meses limpo e logo estão bebendo na frente do recuperando, levando-o em festas onde há álcool, ou pedindo para que o recuperando pegue a droga na prateleira do supermercado. É evidente que os familiares não fazem isso por mal, fazem por ignorância, por acreditarem que o álcool representa para o recuperando o mesmo que representa para eles que não tem a doença da adicção. Este é um erro que leva milhares de recuperando a recaírem todos os dias ao redor do mundo.

Os familiares tem que entender que aquela latinha de cerveja representa para o recuperando a maior paixão de sua vida, mesmo que não seja sua droga de preferência é uma substância capaz de alterar o humor ou ânimo, logo é uma droga e com certeza será uma porta de entrada para que o recuperando volte ao uso de sua droga de preferência.

Segundo Aspecto: Não conseguem reconhecer que suas vidas tem muitos problemas além daqueles causados pelo familiar que é viciado.

Um usuário de drogas dentro de um lar tem a capacidade de neutralizar todos os demais problemas dos outros membros da família. Geralmente os problemas causados pelo usuário como furto de eletrodomésticos, agressões, gritaria, sumiços e etc. causam danos a toda família e aparentemente o problema daquela família é exclusivamente o usuário de drogas. Quando este usuário entra em recuperação e pára de se drogar aqueles familiares acreditam que agora suas vidas vão ficar boas e que não terão mais problemas, este é um engano enorme pois continuam com problemas, afinal todas as pessoas tem problemas, mas como sempre tiveram o usuário de drogas como o problema da família, muitos não conseguem enxergar seus próprios problemas.

A partir deste ponto os familiares tem que lidar com seus problemas, suas frustrações e medos. E aí? Não é fácil admitir que também tem seus erros, que não são tão superiores assim ao usuário de drogas, e principalmente, que precisam de ajuda.

Muitos familiares buscam ajuda, em igrejas, grupos de recuperação para familiares, psicólogos e tantos outros meios, mas há aqueles familiares que não conseguem admitir e buscam inconscientemente ter outra vez aquele problema central que encobre os seus problemas. Um usuário dentro de casa.

Pode parecer viagem minha, mas nestes anos de caminhada já vi atitudes de familiares como criar caso porque o recuperando está indo demais ao grupo ou a igreja, essas são defesas inconscientes que as pessoas criam para que o recuperando não tenha êxito, pois se ele tiver êxito você terá que lidar com seus problemas e se ele não tiver êxito você irá lidar com os problemas dele que serão tão maiores que o seu se ele voltar a usar drogas que os encobrirão.

É mais fácil lidar com o problema dos outros do que com o nosso próprio problema!

Pode ser que este texto não faça o menor sentido para você, mas se você se identificou de alguma forma, abra o olho, você pode estar matando aquele a quem você tanto ama!

Particularmente só tenho a agradecer minha família pelo apoio moral e financeiro que sempre me deram para eu frequentar meus lugares de recuperação, eu não vivi o segundo aspecto citado neste texto, porém eu presenciei isso na vida de alguns companheiros.

Fim

Um comentário:

  1. Olá Luciana...
    Lindo o blog!!
    Estou engatinhando nesse meio.
    O meu também trata de dependência com um ar mais político e social e, lógico, também contanto minhas experiências e dramas com a droga..
    Quando puder visite, quero muito mantes contato para trocar figurinhas e, quem sabe, formarmos uma parceria para denunciar esse mundo.
    Paz Profunda, Thiago Oliveira
    https://www.facebook.com/pages/Guerreiros-da-Nova-Era/276201029244116
    Blog: http://sementesdanovaera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir